Saiba Mais

A proposta do projeto é realizar o mapeamento da produção espacial das comunidades quilombolas no estado de Mato Grosso do Sul. Será realizado a criação do site Geoquilombolas, essa ação irá mapear as 22 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Após a realização do mapeamento os dados serão inseridos no mapa interativo do site, serão disponibilizadas páginas para cada comunidade quilombola, que além da localização do território, contará com informações, vídeos, e imagens sobre a criação, organização, manifestações culturais, religiosas e o processo de resistência dessas comunidades.

O presente projeto surge do termo de cooperação em andamento que tem por objeto a parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – (IFMS) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – (INCRA), por meio de sua Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul (SR-16), visando a produção e o intercâmbio de conhecimento sobre as comunidades quilombolas do estado de Mato Grosso do Sul.

Através da parceria entre o INCRA e o IFMS será produzida a plataforma para hospedar o mapeamento realizado durante a pesquisa, além da divulgação e publicação do materiais voltados a visibilidade das comunidades quilombolas no Mato Grosso do Sul.

O intuito do site é produzir conteúdo e informações referente as comunidades quilombolas do Mato Grosso do Sul. Além disso, a plataforma irá disponibilizar o mapeamento das 22 comunidades quilombolas existentes e reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, concedendo maior visibilidade para os eventos, comemorações culturais e o patrimônio histórico imaterial dessas comunidades quilombolas.

A plataforma geoquilombola irá informar a população em geral, principalmente os usuários da internet, levando informações históricas das famílias e associações quilombolas que constituíram essas comunidades. Servirá como fonte de informações para estudantes e professores que pesquisam a temática quilombola do MS. A plataforma intitulada www.geoquilombolas.com.br será hospedada no Wix.com , trata-se de uma plataforma online de criação e edição de sites, que permite aos usuários criar sites em HTML5 e sites Mobile sem necessidade de conhecimento prévio em programação ou design. A plataforma será hospeda com licença no Creative Commons (Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

Equipe:

 

João Batista Alves de Souza

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul-IFMS - ( Campus Ponta Porã). Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2021). É pesquisador nos Grupos de Pesquisas CNPq, GTA Grupo de Pesquisa e Estudos Território e Ambiente, A luta pela terra: perspectivas contra-hegemônicas e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano e CASTA Ciências Agrárias, Sustentabilidade, Tecnologia e Agronegócios. 

 

Luiz Felipe de Souza Jimenez

Professor EBTT do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul -( IFMS - Campus Corumbá). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de jogos com Unity3d, Jsf, Desenvolvimento Web, Automação, e criação de aplicativos móveis. Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil. (2019). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (2014). 

Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Ponta Porã). Realizou estágio pós-doutoral (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, como bolsista do PNPD/CAPES, na linha de pesquisa Diálogos Culturais. É doutora (2007) e mestre (2003) em Teoria da Literatura pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp-Ibilce.

 Samara Melo Valcacer

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá ). Graduada em Tecnologia em Materiais/Fabricação Mecânica pelo IFRN (2008) e Mestra em Ciências e Engenharia de Materiais pelo PPgCEM-UFRN (2012). Atualmente e doutoranda do PPgCEM-UFRN, conceito 6 CAPES. Desenvolve pesquisas com ênfase nas seguintes áreas: Processamento de Materiais Particulados, Sistema Vitrocerâmico LZSA , Aproveitamento Mineral e Materiais Filtrantes.

Samyra Jamilli Prestes

Cursando o ensino médio integrado em técnico em informática no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Ponta Porã.

Isadora de Matos Morais

Cursando o ensino médio integrado em técnico em informática no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Ponta Porã.