top of page
WhatsApp Image 2024-06-26 at 14.28.46.jpeg

Equipe do Projeto Afrocientista IFMS

Foto de Edenilda
Foto de Kauane
Foto de Lucas
Foto de Luzineide
Foto de Luiz Miguel
Foto de Marcos Vinicius
Foto de Maryanne
Foto de Naomi
Foto de Nathaly
Foto de Sergio
Foto de Thiago
Foto de Wender
Foto de Claudia Rosane Ribeiro Alves
Foto de Cryseverlin Dias Pinheiro Santos
Foto de João Batista Alves de Souza
Foto de Nilton Paulo Ponciano
Foto de Samara Melo Valcacer

Equipe de estudantes bolsistas

Edenilda Moura do Nascimento

Estudante do 2° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá). 

 

 

 

Kauane Amorim Correa

Estudante do 6° Semestre do Ensino Médio Integrado em Técnico em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).

 

 

 

Lucas Gomes dos Santos

Estudante do 4° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática para Internet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).

 

 

 

Luzineide Moura de Arruda

Estudante do 1° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).

 

 

 

Luiz Miguel de Oliveira Pacifico Martins

Estudante do 7° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).

 

 

 

Marcos Vinicius da Silva Santos

Estudante do 3° Semestre do Curso Superior em Tecnologia em Jogos Digitais no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).

 

 

 

Maryanne Lima dos Santos

Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).

 

 

 

Naomi Soares Ruela

 

Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).

 

 

 

Nathaly Karolliny Alves Ribeiro

Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).

 

 

 

Sergio Emanuel da Silva Moraes

Estudante do 7° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Campo Grande).

 

 

 

Thiago de Souza da Silva

Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).

 

 

 

Wender Oswaldo da Silva

Estudante do 6° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).

 

Equipe de professores do projeto

Claudia Rosane Ribeiro Alves

 

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS- Campus Corumbá). Graduada em Engenheira Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1997), Mestra em Engenharia pelo PPGE3M-UFRGS (2007) e Doutora em Engenharia pelo PPGE3M-UFRGS (2013). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas- NEABI/IFMS-Campus Corumbá.

 

 

Cryseverlin Dias Pinheiro Santos

Concluiu o Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2014), Especialização em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2015), Graduação em História Licenciatura (UFGD, 2010) e Graduação em História Bacharelado (UFGD, 2011). Atuou como professora na rede estadual e particular de ensino em Dourados-MS, 2012-2019. Atua como professora no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em regime de dedicação exclusiva, desde 2019. Atuou como coordenadora de Educação a Distância (COEAD) no IFMS Campus Corumbá (09/2019-12/2020). Atuou como coordenadora do Eixo Tecnológico, Controle e Processos Industriais (COCIP) (01/2021-09/2021 e 04/2022-07/2022). Atualmente faz parte do quadro de servidoras do IFMS Campus Dourados. Desde 2020, é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFMS. Foi coordenadora do Projeto de Ensino, com fomento, intitulado: Café com História: trajetórias de luta e resistência de mulheres indígenas, negras e LGBTQIA+, atualmente está como membro do projeto. Tem interesse na área de feminismo, gênero, sexualidade, história indígena, com ênfase aos povos Kaiowá e Guarani, e educação para relações étnico-raciais.


 

João Batista Alves de Souza

 

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB. (2023-2024). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Geotecnologias no Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos (EJA-PROEJA) e Educação a Distância (EaD). Ganhador do Prêmio Capes de melhor Tese em Geografia - Edição 2022. 

 

 

Nilton Paulo Ponciano

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História Linha de Concentração Movimentos Sociais pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000) e doutorado em História Linha Religiões e Visões de Mundo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi professor dos cursos de licenciatura em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química do IFMS/CMC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET, do IFAM/CMC. Atualmente é professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, pesquisa e extensão, atuando na pesquisa nos seguintes temas: história da educação, formação de professores, pesquisa (auto)biográfica, cultura e memória. Autor de artigos científicos, capítulos de livros e livros.

 

 

Samara Melo Valcacer

 

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá). Graduada em Tecnologia em Materiais/Fabricação Mecânica pelo IFRN (2008) e Mestra em Ciências e Engenharia de Materiais pelo PPgCEM-UFRN (2012). Atualmente é doutoranda do PPgCEM-UFRN, conceito 6 CAPES. Desenvolve pesquisas com ênfase nas seguintes áreas: Processamento de Materiais Particulados, Sistema Vitrocerâmico LZSA , Aproveitamento Mineral e Materiais Filtrantes.

bottom of page