Equipe do Projeto Afrocientista IFMS
Equipe de estudantes bolsistas
Estudante do 2° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).
Estudante do 6° Semestre do Ensino Médio Integrado em Técnico em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).
Estudante do 4° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática para Internet no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).
Estudante do 1° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).
Luiz Miguel de Oliveira Pacifico Martins
Estudante do 7° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).
Marcos Vinicius da Silva Santos
Estudante do 3° Semestre do Curso Superior em Tecnologia em Jogos Digitais no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).
Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).
Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).
Nathaly Karolliny Alves Ribeiro
Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).
Sergio Emanuel da Silva Moraes
Estudante do 7° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Campo Grande).
Estudante do 4º Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Dourados).
Estudante do 6° Semestre do Ensino Médio Técnico Integrado em Metalurgia no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá).
Equipe de professores do projeto
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS- Campus Corumbá). Graduada em Engenheira Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1997), Mestra em Engenharia pelo PPGE3M-UFRGS (2007) e Doutora em Engenharia pelo PPGE3M-UFRGS (2013). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas- NEABI/IFMS-Campus Corumbá.
Cryseverlin Dias Pinheiro Santos
Concluiu o Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2014), Especialização em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2015), Graduação em História Licenciatura (UFGD, 2010) e Graduação em História Bacharelado (UFGD, 2011). Atuou como professora na rede estadual e particular de ensino em Dourados-MS, 2012-2019. Atua como professora no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em regime de dedicação exclusiva, desde 2019. Atuou como coordenadora de Educação a Distância (COEAD) no IFMS Campus Corumbá (09/2019-12/2020). Atuou como coordenadora do Eixo Tecnológico, Controle e Processos Industriais (COCIP) (01/2021-09/2021 e 04/2022-07/2022). Atualmente faz parte do quadro de servidoras do IFMS Campus Dourados. Desde 2020, é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFMS. Foi coordenadora do Projeto de Ensino, com fomento, intitulado: Café com História: trajetórias de luta e resistência de mulheres indígenas, negras e LGBTQIA+, atualmente está como membro do projeto. Tem interesse na área de feminismo, gênero, sexualidade, história indígena, com ênfase aos povos Kaiowá e Guarani, e educação para relações étnico-raciais.
Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB. (2023-2024). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Geotecnologias no Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos (EJA-PROEJA) e Educação a Distância (EaD). Ganhador do Prêmio Capes de melhor Tese em Geografia - Edição 2022.
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História Linha de Concentração Movimentos Sociais pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2000) e doutorado em História Linha Religiões e Visões de Mundo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Foi professor dos cursos de licenciatura em Matemática, Física, Ciências Biológicas e Química do IFMS/CMC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET, do IFAM/CMC. Atualmente é professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino, pesquisa e extensão, atuando na pesquisa nos seguintes temas: história da educação, formação de professores, pesquisa (auto)biográfica, cultura e memória. Autor de artigos científicos, capítulos de livros e livros.
Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS - Campus Corumbá). Graduada em Tecnologia em Materiais/Fabricação Mecânica pelo IFRN (2008) e Mestra em Ciências e Engenharia de Materiais pelo PPgCEM-UFRN (2012). Atualmente é doutoranda do PPgCEM-UFRN, conceito 6 CAPES. Desenvolve pesquisas com ênfase nas seguintes áreas: Processamento de Materiais Particulados, Sistema Vitrocerâmico LZSA , Aproveitamento Mineral e Materiais Filtrantes.