COMUNIDADE FAMÍLIA BISPO

Comunidade Quilombola Família Bispo
Comunidade Quilombola Família Bispo

Família Bispo 1920
Família Bispo 1920

Família Bispo
Família Bispo

Comunidade Quilombola Família Bispo
Comunidade Quilombola Família Bispo

1/3

Nosso site ainda está em processo de construção, portanto algumas informações podem estar incompletas. Agradecemos a compreensão.

FORMAÇÃO DA COMUNIDADE

Formação Legal e Situação Atual da Comunidade Ribeirinha Quilombola Família Bispo

A Associação Ribeirinha Quilombola Família Bispo (ARQBISPO) foi fundada no dia 07 de maio de 2006, por meio de Assembléia Geral Extraordinária prevista no Edital de convocação publicado no Diário Oficial do Estado sob o n.º 6.715 de 26 de abril de 2006. Ademais, possui como sede oficial a Estância São Sebastião – Pesqueiros dos Bispos, as margens do Rio Correntes, município de Sonora-MS.

Não obstante, o ato legal de sua formação (07/05/2006) foi marcado pela harmonia entre os presentes e, dentre os mesmos destacamos o Sr. Patrocínio Sales de Arruda (à época, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e representante do Poder Público Municipal); o Sr. Silvio Aparecido Di Nucci (à época, Secretário de Estado da Cultura); o Sr. Antônio Borges dos Santos (à época, Assessor de Relações Públicas da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Estado e atualmente, Presidente da CONERQ-MS); o Sr. José Roberto Camargo de Souza (Advogado inscrito na OAB/MS sob o n.º 5422); a Sra. Josefa dos Santos (Matriarca da Família Bispo); a Sra. Lúcia Bispo da Silva (Descendente de Josefa dos Santos); o Sr. Genivaldo Bispo da Silva (Descendente de Josefa dos Santos); a Sra. Débora Bispo da Silva (Descendente de Josefa dos Santos); o Sr. Joel Bispo da Silva (Descendente de Josefa dos Santos); a Sra. Dulce Bispo da Silva (Descendente de Josefa dos Santos); a Sra. Filomena Paula Bispo da Silva (Descendente de Josefa dos Santos); de tal maneira que foi determinada a formalização da ARQBISPO e, juntamente com isto, a aprovação de seu estatuto.

Outrossim, após a aprovação do seu estatuto, foi constituída, até a data de 06 de maio de 2008, a seguinte estrutura da associação: Lúcia Bispo da Silva (Presidente); Genivaldo Bispo da Silva (Secretário Geral); Débora Bispo da Silva (Diretora de Finanças); Isabel Pereira de Souza (Fiscal Titular); Joel Bispo da Silva (Fiscal Titular); Daice Bispo da Silva (Fiscal Titular); Emilene Francisca de Almeida (Fiscal Suplente); Filomena Paula Bispo da Silva (Fiscal Suplente); Dulce Bispo da Silva (Fiscal Suplente).

Ademais, após certo período de inatividade (aproximadamente, entre os anos de 2012 até meados dos anos de 2019), atualmente, a ARQBISPO encontra-se devidamente “ativa” e possuindo como presidente a Sra. Eleuza Bispo da Silva Roman. Além disso, por força da Assembléia Geral Extraordinária ocorrida no dia 15 de setembro de 2018, ficou determinado que a estrutura da associação seria formada pela Sra. Eleuza Bispo da Silva Roman (Presidente); a Sra. Filomena Paula Bispo da Silva (Vice-presidente); a Sra. Helen Cristina Bispo de Campos (1ª Secretária); o Sr. Alexandre Bispo Paz (2º Secretário); a Sra. Andressa Bispo Paz (1ª Tesoureira); a Sra. Elisângela Aparecida da Silva (2ª Secretária); a Sra. Vanilza dos Santos (1ª Fiscal Titular); o Sr. Eloisio Sergio Fernandes Campos (2º Fiscal Titular); o Sr. Sergio Pereira (3º Fiscal Titular); o Sr. Eranildo José dos Santos (1º Fiscal Suplente); o Sr. Genilson Bispo da Silva (2º Fiscal Suplente); o Sr. Davi Rodrigues Gama (3º Fiscal Suplente).

Fonte: https://comunidadefamiliabispo.wordpress.com/2020/03/07/formacao-legal-e-situacao-atual-da-comunidade-ribeirinha-quilombola-familia-bispo/